terça-feira, 27 de maio de 2014

Fonte universal ou paralela pro meu notebook?

Você perdeu ou estragou a fonte de alimentação de energia do seu notebook? E agora? Qual comprar? Fonte universal ou paralela?

Fonte Universal
Existem uma grande variedade de fontes universais para notebook no mercado, porém, essas fontes tem que oferecer diversas opções de tensão na saída, e em alguns casos não é oferecida a tensão exata que o seu notebook precisa. A regulagem mais comum nessas fontes universais é feita através do pino, por exemplo:
carregador fonte para notebook
Conforme a imagem ao lado, podemos observar que em cada pino tem gravado o valor da tensão, ou seja, é o pino quem informa para a fonte, quantos volts ela deve fornecer ao aparelho, logo, se o seu notebook trabalha com 18,5V e o pino compatível de uma determinada fonte universal fornecer 20V, você se depara com um problema sério.
De início, o seu equipamento pode funcionar, mas a médio ou longo prazo você terá algum problema ou com a sua fonte, ou ainda pior, provavelmente com o seu notebook, que poderá apresentar um desempenho anômalo ou até mesmo ter a sua fonte interna danificada, pois o equipamento que deveria trabalhar em 18,5V esta sendo alimentado por 20V. Porém, se o seu produto for compatível com a fonte, este equipamento pode ser usado sem problema nenhum, desde que observados os demais critérios de compatibilidade.

Fonte Compatível (Paralelas)

Além das fontes originais, que muitas vezes são caras, existem também as fontes paralelas, que em muitos dos casos são opções muito interessantes de compra.
A fonte compatível ou fonte paralela é uma fonte baseada no modelo original de um determinado produto oferecendo, na maioria vezes, exatamente as mesmas especificações técnicas de uma fonte original, tanto de tensão, corrente como principalmente o pino, por um preço muito mais atraente.
Algumas dessas fontes são tão boas quanto as fontes originais, e tem um preço muito parecido com os das fontes universais, porém oferecem exatamente as mesmas especificações indicadas pelo fabricante do seu notebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário